Células-tronco começam a ser usadas no tratamento de doenças arteriais coronarianas

05/09/2011 22:40

 

As doenças cardiovasculares, em especial a Doença Arterial Coronariana (DAC), prevalecem como a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Só em 2010, foram 16,7 milhões de mortes relacionadas a complicações coronarianas, sendo 7,2 milhões por DAC. E mais: acredita-se que em 2020 esses valores possam atingir o patamar de 35 a 40 milhões, resultando em gastos exorbitantes para os cofres públicos.

Mas, uma revolução no tratamento das doenças cardiovasculares promete mudar essa realidade: a administração de células-tronco na reparação do tecido cardíaco. Apesar do método ainda estar em fase inicial, os resultados já começam a ser considerados pela classe médica como uma possibilidade para o tratamento das doenças arteriais coronarianas.

A exemplo do médico Luis Henrique Wolff Gowdak, cardiologista do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ele estará em João Pessoa neste sábado (10) para disseminar os benefícios do método, durante a miniconferência "O uso das células-tronco no tratamento da doença arterial coronariana - estado da arte". A apresentação - que será realizada às 8h45, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), no Centro da Capital - faz parte da programação do 1º Simpósio sobre os Avanços no Tratamento da Doença Arterial Coronariana.

O evento, que será realizado nestas sexta (10) e sábado (11), no CRM-PB, contará ainda com a participação do cirurgião cardíaco Fábio Jatene, do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; e do hemodinamicista Maurício Rezende, do Hospital Biocor de Minas Gerais; além de especialistas renomados da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Novidades

Eduardo Varandas garante que sua posição contra Cruz Vermelha no Trauma não tem cor partidária

23/09/2011 10:57
  O procurador-chefe do Trabalho na Paraíba voltou, agora há pouco, a falar na audiência...

Governo descarta 10% do PIB para a saúde

23/09/2011 10:57
  O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que o governo vai trabalhar...
<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>